-
Arquitetos: Estudio Tag
- Área: 100 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bruto Studio
-
Fabricantes: CR ABERTURAS, Huup, LA FELIZ, LA VACA TUERTa, Monolitic, NOI, Skema
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado no Município de Vicente López, Província de Buenos Aires, Argentina. A unidade a ser intervencionada está situada em um edifício representativo do movimento moderno argentino da década de 1960. Um jovem casal de designers decide reciclar um apartamento antigo e deteriorado para usá-lo como casa e espaço de trabalho ao mesmo tempo. A premissa do projeto consistiu em vincular esses dois usos de forma que as atividades possam coexistir no mesmo espaço, sem afetar o bom funcionamento de ambas.
Como ponto de partida, procuramos responder ao requerimento por meio de um grande móvel funcional que resolve o controle do espaço público/privado. Por sua vez, este artefato permite ocultar o banheiro e circulações, além de abrigar componentes eletrônicos, guarda-roupa e definir o espaço de trabalho. Dessa forma, foi possível otimizar e organizar o espaço de uso livre na planta.
No exterior, uma varanda intransitável e de difícil acesso estava deteriorada e sem uso aparente, pois servia para possibilitar a entrada de luz natural no apartamento térreo. O desafio foi conquistar este espaço para convertê-lo em um local de uso diário, sem interferir na iluminação natural do vizinho e fortalecer a relação interior/exterior do apartamento. Assim, decidimos criar um teto com estrutura metálica leve onde repousa o novo piso da varanda do terraço, descolando-se da parede divisória para permitir a entrada de luz natural no térreo.
A materialidade da intervenção consistiu na procura da nobreza dos materiais existentes, deixando crua a estrutura de concreto armado e retirando os antigos revestimentos de pedra para dar brilho às paredes de tijolos comuns originais. Desta forma, foi possível contrastá-los com revestimentos atuais, móveis modernos e uma decoração vibrante e dinâmica.